DISTRIBUIDOR OFICIAL:

F.lli BOSIO KINGSTAR LEAD DIESEL

Blog

Curiosidades05 dez 2021

Conheça a história por trás dos motores a Diesel

O motor de ignição por compressão, conhecido como motor Diesel, foi inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel em meados do século 19 e se destaca até hoje pela economia de combustível. Rudolf nasceu em Paris, em 1858 e estudou na então melhor escola de Paris, eventualmente se mudando para Augsburg e frequentando a Universidade Técnica de Munique. Apreciador de arte e política, tornou-se maquinista e designer após a graduação, montando sua primeira loja-laboratório em Paris, que foi onde começou a desenvolver o que se tornaria o motor a diesel. Em 1893, patenteou a sua invenção e mostrou ao mundo o primeiro automóvel movido a diesel, no dia 10 de agosto. Antes da sua morte, pretendia apresentar às autoridades a possibilidade do uso do motor diesel em locomotivas navais, o que acabaria se tornando uma realidade pouco tempo depois.

Afinal, como o motor a diesel funciona? Ele funciona a partir de uma teoria chamada Ciclo Termodinâmico (ou Ciclo Diesel) e é necessário entender um pouco das características termodinâmicas para compreender o ciclo concretamente. Na prática, a maioria dos motores funcionam como um motor quatro tempos, que se inicia com o êmbolo no ponto morto superior (PMS), com a válvula de admissão aberta, o êmbolo desce para aspirar ar para dentro do cilindro. Assim, o êmbolo atinge o ponto morto inferior (PMI), fechando a válvula de admissão e iniciando assim a compressão e aumentando significativamente a temperatura do ar dentro do cilindro, graças a diminuição do volume. A combustão é dada pela mistura do ar com as gotículas de combustível e é controlada pela qualidade do combustível injetado, por isso, para o motor funcionar bem é imprescindível a boa qualidade de combustível diesel usado.

Em 1903, a Rússia cria o primeiro petroleiro impulsionado pelo motor a diesel, tornando-o muito comum no campo da propulsão naval. Em 1912, surge a primeira locomotiva a diesel na Suíça, o primeiro trator e o primeiro caminhão a diesel surgem respectivamente em 1922 e 1923, na Alemanha. Eventualmente, na década seguinte, surgem os primeiros automobilísticos leves movidos a diesel, impulsionando a produção em série e o mercado desse combustível. Atualmente, no Brasil, o motor a diesel é movido por diesel de petróleo após receber um percentual de 12% de biodiesel (estabelecido por lei pela CNPE), que é uma fonte de energia renovável, e essa obrigatoriedade tende a crescer após meses de promulgação da lei, tornando a produção cada vez mais renovável e menos poluente.